O Fluminense está classificado às oitavas de final da Copa Libertadores de 2013. Nesta quinta-feira, a equipe do técnico Abel Braga derrotou o Caracas por 1 a 0, gol de Rafael Sóbis, e conseguiu sua vaga na próxima fase do torneio, em que enfrentará o Emelec. Já o Grêmio, o outro classificado do Grupo 8, terminou com o segundo lugar e encara o Independiente Santa Fé.

Jogadores do Fluminense comemoram gol de Rafael Sóbis contra o Caracas que valeu a classificação às oitavas de final da Libertadores Foto: AFP
Jogadores do Fluminense comemoram gol de Rafael Sóbis contra o Caracas que valeu a classificação às oitavas de final da Libertadores
Foto: AFP

O Flu terminou a fase de grupos com 11 pontos em seis jogos, sendo que o triunfo sobre o Caracas foi a primeira vitória em casa. Sem o trio Fred, Deco e Thiago Neves, coube a Rafael Sóbis levar o time tricolor ao triunfo.
O Fluminense fez um primeiro tempo amplamente superior, mas não conseguiu inaugurar o placar. O time tricolor tinha espaço para trocar passes no campo de ataque, mas, ao se aproximar da área, parava na defesa venezuelana. Aos 22min, a equipe da casa teve ótima chance em chute de Rhayner, mas a bola explodiu no travessão.
Enquanto isso, no Chile, o Grêmio abria o placar com golaço de Zé Roberto, resultado que deixava os gaúchos em primeiro da chave e o Flu avançando na segunda colocação. Em busca da liderança do grupo, o time carioca ficou novamente perto de seu gol aos 38min: Leandro Euzébio subiu em cobrança de falta e desviou com perigo, mas Vega fez boa defesa.

Depois do intervalo, o Flu foi acordado com um susto. Aos 7min, Cure tentou cruzamento e a bola acertou no travessão. Dois minutos depois, entretanto, a equipe carioca conseguiu abrir o placar. Carlinhos lançou bola na área, Rhayner desviou e Sóbis bateu forte para vencer o goleiro Vega.
O gol animou a partida, que viu o Flu buscar mais o ataque com a intenção de assegurar a vitória. Mesmo assim, o time carioca recebeu novo susto, quando Diego Cavalieri viu o travessão ser novamente acertado por um chute do Caracas. A partida prosseguiu animada, com o Caracas mantendo-se vivo no jogo, mas o Fluminense conseguiu manter sua vaga, mesmo perdendo muitos gols.
Ficha técnica
FLUMINENSE 1 x 0 CARACAS
Gols
FLUMINENSE:
Rafael Sóbis, aos 9min do 2º tempo
FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean e Wagner (Felipe); Rhayner, Wellington Nem (Samuel) e Rafael Sóbis.(Monzón)
Treinador: Abel Braga
CARACAS: Vega; Da Silva, Flores, Sánchez e Quijada; Guerra (Hinestroza), Jiménez, Peña (Meza) e Otero; Cure e Farías (Cabeza)
Treinador: Ceferino Bencomo
Cartões amarelos
FLUMINENSE: Edinho e Wellington Nem
CARACAS: Guerra, Jiménez e Peña
Árbitro
Néstor Pitana (ARG)
Local
São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)