sábado, 18 de janeiro de 2014

Reviravolta !

Uma grande reviravolta pode acontecer no Campeonato Brasileiro nos próximos dias. A Portuguesa teria escalado um jogador irregular na última rodada da competição nacional e pode perder quatro pontos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Caso seja acatada e julgada procedente, a denúncia, que deve ser emitida nos próximos dias, salvaria o Fluminense do rebaixamento. 
O meia Héverton, da Portuguesa, cumpriu suspensão automática diante da Ponte Preta e foi julgado na última sexta-feira pela 4ª Comissão Disciplinar do STJD. O jogador foi punido por duas partidas e deveria cumprir mais uma diante do Grêmio no último domingo. No entanto, foi relacionado e entrou aos 32min do segundo tempo do empate por 0 a 0 com o time gaúcho.
O caso se enquadra no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) - "incluir na equipe, ou fazer constar na súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar da partida" -, que prevê perda do número de máximos de pontos de uma partida (três), além daquele conquistado no jogo. Ainda há risco de multa de R$ 100 a R$ 100.000.


Fluminense pode escapar do rebaixamento do Brasileiro Foto: Ricardo Ayres / Photocamera
Fluminense pode escapar do rebaixamento do Brasileiro
Foto: Ricardo Ayres / Photocamera

O procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, mostrou ter ciência sobre o caso e informou que a CBF enviará um documento ao órgão sobre a notícia da infração nesta quarta-feira. Ele explicou que, se a irregularidade for confirmada, a Portuguesa pederia quatro pontos (1 do empate e outros 3 pela punição). Com isso, a pontuação do time paulista cairia de 47 para 44 pontos e o Fluminense ultrapassaria a equipe, com seus 46 pontos.
"Até agora, não recebemos nada. Mas a informação que eu tenho é que a CBF vai encaminhar amanhã (esta quarta-feira) um documento onde fará a denúncia da irregularidade. Assim, vamos analisar o que nos for passado. No momento, não vou falar sobre rebaixamento. Só posso dizer que o erro foi da Portuguesa e todos devem cumprir a lei", destacou Schmitt.


Posteriormente, o vice-presidente da Portuguesa, Roberto Santos, deu entrevista à ESPN e avisou que o clube rubro-verde foi notificado sobre o fato na tarde desta terça-feira. Contudo, a diretoria informou que seu advogado avisou antes da partida que o atleta havia sofrido apenas um jogo de suspensão. A agremiação lusitana, agora, vai pedir a gravação do julgamento para descobrir se houve erro do advogado ou de digitação por parte do tribunal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário