segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

38. Rodada - Fluminense 1 x 1 Botafogo




No clássico deste domingo, em Volta Redonda, Botafogo e Fluminense repetiram seus pontos positivos e negativos ao longo do Brasileirão. O resultado disso foi um empate em 1 a 1. Fred marcou o gol tricolor, enquanto Felipe Menezes empatou para o Alvinegro.
Melhor para o Flu, que conquistou o ponto que tanto queria para garantir uma vaga direta na fase de grupos da próxima Copa Libertadores. Já o Fogão, com o resultado - combinado aos outros jogos da rodada -, deu adeus à chance de disputar a competição continental no ano que vem.

Os rivais repetiram no primeiro tempo o que fizeram de melhor e também de pior durante o segundo turno do Brasileirão. Para não dizer em toda a temporada. Logo aos quatro minutos, Diguinho chegou livre à área adversária e cruzou para o artilheiro Fred que, muito mal marcado por Cortês, dominou no peito e chutou para abrir o placar.
Se o primeiro gol mostrou os contras do Alvinegro e os prós do Tricolor, o segundo fez justamente o contrário. Mais uma vez, o Flu diminuiu de ritmo após sair na frente e, ao permitir o toque de bola do rival, sofreu o empate. Após linda jogada entre Maicosuel, Renato e Elkeson (corta-luz), Felipe Menezes driblou Elivélton, bateu cruzado e deixou tudo igual.
Fred marcou seu 22º gol no Brasileiro
(Foto: Paulo Sérgio)
Quem esperava por um Botafogo abatido e um Fluminense mais aguerrido foi na verdade surpreendido. Pelos pés de Elkeson, o Fogão dominou a primeira etapa, criando as melhores oportunidades. Até Maicossuel teve certo destaque, com boas arrancadas e dribles.

Enquanto isso, do outro lado, Deco esteve sobrecarregado na criação e pouco apareceu. Aliás, como diversas vezes aconteceu ao longo de todo o ano. A chegada de Wagner aliviará as coisas para o Flu. Assim como fez o apito do árbitro, ao indicar o fim da etapa inicial.
Botafogo tem dois gols anulados
Com o resultado que tanto queria nas mãos, o Fluminense voltou para o segundo tempo com mudança de peça e de postura. Além da entrada de Matheus Carvalho no lugar do apagado Rafael Sobis, o time de Leomir - Abel Braga estava suspenso - retornou mais ofensivo que antes.
Já o Botafogo mostrou no começo da etapa final dois elementos que explicam um pouco a queda de rendimento na reta final do Brasileirão: a Locodependência, ou seja, insistência nas jogadas pelo alto, e a falta de poder de reação (dos 18 jogos em que sofreu o gol primeiro, perdeu 13).
Mesmo sem o toque de bola envolvente de outrora, o Alvinegro passou a pressionar seu adversário cada vez mais. Tanto que o sempre talismã Caio marcou de cabeça um gol logo após ter substituído Elkeson. Pena que a jogada foi anulada pela arbitragem - o escanteio veio por fora.
Felipe Menezes deixou tudo igual
(Foto: Paulo Sérgio)
Se a torcida alvinegra já tinha ficado irada com essa anulação, imagina então com a não validação do gol de Loco Abreu? O uruguaio recebeu (em posição ilegal) dentro da área e mandou de cabeça. A bola pegou na trave e nas costas de Cavalieri antes de sobrar para o camisa 13, que só empurrou para o gol. É aquilo: em 2011, faltou sorte ao Bota. Muita sorte.
Com muitas dificuldades tanto para atacar como para se defender, o Fluminense também repetiu outro de seus graves problemas este ano: o excesso de cartões. Os três marcadores do meio de campo, Diguinho, Marquinho e Valencia, foram punidos com o cartão amarelo. Só que o colombiano levou dois e foi corretamente expulso. 
Tirando um belo lance protagonizado por Fred, o Botafogo também dominou grande parte do segundo tempo. Porém, não conseguiu a vitória que tanto precisava. Isso somado aos outros resultados da rodada decretaram o término de uma campanha decepcionante nesta reta final de Brasileirão e o fim da sonho da Libertadores-2012. Já o Fluminense deu fim a 2011, mas não ao jejum de triunfos em clássicos este ano. 
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 1 FLUMINENSE
Local: Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Data/hora: 4/12/2011 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Antônio de Carvalho Schneider (RJ)
Assistentes: Luiz Muniz de Oliveira (RJ) e Rodrigo Henrique Corrêa (RJ)
Renda/Público:  R$ 102.420 / 4.790 pagantes
Cartões amarelos: Elkeson, Felipe Menezes, Marcelo Matos e Thiago Galhardo (BOT); Diguinho, Marquinho e Valencia (FLU)
Cartões vermelhos: Valencia (FLU)
GOLS: Fred, 4'/1ºT (0-1); Felipe Menezes, 11'/1ºT (1-1)

BOTAFOGO: Jefferson, Alessandro, Gustavo, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos (Alex, 37'/2ºT), Renato, Felipe Menezes (Thiago Galhardo, 37'/2ºT), Maicosuel e Elkeson (Caio, 18'/2ºT); Loco Abreu. Técnico: Flavio Tenius.

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Mariano, Elivélton, Leandro Euzébio e Carlinhos; Valencia, Diguinho, Marquinho (Diogo, 33'/2ºT) e Deco (Lanzini,  19'/2ºT); Rafael Sobis (Matheus Carvalho, intervalo) e Fred. Técnico: Leomir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário