A vitória de virada mantém a tranquilidade do Fluminense na liderança do Campeonato Brasileiro. A equipe das Laranjeiras soma 68 pontos, nove a mais do que o Atlético-MG, que bateu o Sport por 2 a 1 e se credenciou como o principal concorrente ao título da competição. A Ponte Preta, derrotada de virada neste domingo, permanece estacionada com 36 pontos, na zona intermediária da classificação; longe de entrar na briga contra o rebaixamento à Série B.
Depois do compromisso emocionante deste domingo em São Januário, o Fluminense terá uma "decisão" pela frente na próxima rodada. A equipe comandada por Abel Braga entra em campo na quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), para encarar o Grêmio, outro postulante ao título nacional, no Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro. Por outro lado, a Ponte Preta joga na quinta-feira, às 21h, contra o desesperado (e ameaçado de rebaixamento) Sport, na Ilha do Retiro.
O torcedor do Fluminense voltou a responder à campanha do time no Campeonato Brasileiro e lotou as arquibancadas de São Januário para o duelo deste domingo. A grande festa promovida para o líder da competição, contudo, parou pouco depois do primeiro minuto de partida. Em contra-ataque rápido, o centroavante Roger achou o arisco Luan com liberdade. O atacante ponte-pretano, com categoria, acertou um belo chute, encobrindo o goleiro Diego Cavalieri, e abriu o marcador no Rio de Janeiro.
O tento relâmpago dos visitantes rapidamente transformou o clima no estádio. A investida rápida dos campineiros abateu o Fluminense, que demorou pelo menos dez minutos para se reerguer no gramado. Aos 11min, o time mandante chegou pela primeira vez à meta de Edson Bastos com perigo. Fred recebeu cruzamento de Jean e finalizou desequilibrado. A bola passou com perigo perto do gol ponte-pretana.
A ausência de Deco dificultou a organização ofensiva do Fluminense na partida. Com Wagner bem marcado por Baraka, Wellington Nem por muitas vezes deixou a posição de ataque para armar o jogo; e a melhor chance do time na etapa inicial surgiu justamente neste tipo de lance. O camisa 18 arrancou pelo meio e rolou para Wagner arrematar rasteiro. A tentativa passou rente à trave esquerda dos visitantes.
A pouca ação do Fluminense no ataque irritou a torcida, e a impaciência se refletiu na equipe dentro de campo. Durante a segunda etapa, o clube tricolor encontrou um adversário ainda mais recuado no gramado. Satisfeita com o resultado, a Ponte Preta se limitou a somente segurar os cariocas no campo defensivo. Foi aí que Edson Bastos começou a se destacar e frustrar a cada defesa o público presente em São Januário.
A primeira grande chance surgiu logo aos 10min. Wellington Nem recebeu lançamento, invadiu a área e desperdiçou a oportunidade ao chutar no corpo de Edson Bastos. Sete minutos depois, o goleiro evitou o empate depois de ótima cobrança de falta de Jean. Aliás, a bola parada se tornaria decisiva para o time das Laranjeiras na busca pela igualdade.
A pressão insuportável do Fluminense deu resultado aos 33min. O jovem Samuel tentou tocar de letra e, no meio do caminho, a bola desviou no corpo e na mão de Luan. O árbitro, convicto, marcou pênalti. A responsabilidade caiu sob o colo de Fred, que não desperdiçou. O centroavante arrematou firme, no meio do gol, e empatou. O tento animou o time da casa.
Embalado pelo empate e ainda mais dono do jogo, o Fluminense conquistou a vitória na base do "sufoco". Aos 42min, Wagner cobrou falta fechada e encontrou Gum. O zagueiro, ex-Ponte Preta, se antecipou ao goleiro Edson Bastos e decretou a quinta vitória consecutiva do time carioca no Campeonato Brasileiro. O clube tricolor se mostra cada vez mais perto do título nacional.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 2 x 1 PONTE PRETA
Gols:
FLUMINENSE: Fred, aos 34min do 2º tempo; e Gum, aos 42min do 2º tempo
PONTE PRETA: Luan, a 1min do 1º tempo
FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Digão e Carlinhos (Samuel); Edinho (Higor), Jean e Wagner; Rafael Sóbis (Marcos Júnior) e Wellington Nem; Fred
Técnico: Abel Braga.
Técnico: Abel Braga.
PONTE PRETA: Édson Bastos; Cicinho, Ferrón, Diego Sacomán e João Paulo; Baraka, Renê Júnior, Wendel e Nikão (Tony); Luan (Uendel) e Roger (Giancarlo).
Técnico: Guto Ferreira.
Técnico: Guto Ferreira.
Cartões Amarelos
FLUMINENSE: Wellington Nem e Marcos Júnior
PONTE PRETA: Ferrón, Édson Bastos, Roger, Nikão e Wendel
FLUMINENSE: Wellington Nem e Marcos Júnior
PONTE PRETA: Ferrón, Édson Bastos, Roger, Nikão e Wendel
Cartões Vermelhos
PONTE PRETA: Wendel
PONTE PRETA: Wendel
Árbitro
Nelson Nogueira Dias (PE)
Nelson Nogueira Dias (PE)
Local
Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário