O Fluminense entrou em La Carolina, em Barinas (VEN), na noite desta quinta-feira, precisando apenas do empate contra o Zamora para conseguir a classificação para as oitavas de final da Copa Santander Libertadores. Sem fazer uma boa apresentação num jogo amarrado, a tendência era que as duas equipes ficassem no zero a zero e a vaga na próxima fase, com duas rodadas de antecedência, viesse desse jeito.
Porém, a estrela de Abelão brilhou ao colocar Rafael Sobis no segundo tempo. De falta, o atacante marcou o único gol da partida e deu continuidade e invencibilidade do Fluzão na competição. Agora são quatro vitórias em quatro jogos disputados.
O próximo desafio do Flu será contra o Boca Juniors, desta vez no Engenhão, às 22h do dia 11 de abril. O Zamora, já eliminado, encara o Arsenal, ainda com chances de classificação, no dia 10, às 19h30.
RITMO SONOLENTO
O Fluminense entrou em campo sabendo da vitória do Boca Juniors (ARG) sobre o Arsenal (ARG), na Bombonera. Ou seja, um empate classificava o time tricolor para a próxima fase da Libertadores (O time de Sarandí só pode chegar aos nove pontos). E a equipe de Abel Braga tratou de manter a calma. Apesar de o Zamora atuar em casa, aplicou uma formação que parecia privilegiar a defesa e, com um adversário fechado, restou ao Fluminense trocar passes e esperar o melhor momento para a finalização.
Fred teve algumas chances de gol (Foto: Dhavid Normando/Photocamera) |
Porém, os brasileiros abusavam da lentidão na saída de bola. Até os minutos finais do primeiro tempo, as melhores oportunidades de gol vieram dos pés de Thiago Neves - uma em um chute de longe e outra após jogada individual e chute da entrada da área. O Tricolor ainda reclamou de dois pênaltis, um em Diguinho e outro em Wellington Nem, mas o árbitro nem deu ouvidos.
Aos poucos a equipe da casa foi, como se diz no jargão futebolístico, gostando do jogo e arriscando subidas ao ataque. Em uma delas, por pouco não abriu o placar. Aos 23 minutos, Zambrano recebeu sozinho no meio da grande área, mas chutou por cima do gol de Cavalieri. A correria aplicada pelos venezuelanos nos contra-ataques dava certo trabalho à zaga das Laranjeiras, mas nada que fizesse o goleiro tricolor trabalhar.
Aos 37 minutos Fred teve a chance de abrir o placar em seus pés. Após receber lançamento de Deco, o camisa 9 dominou sem marcação na área e, de costas para o gol, girou para finalizar, mas o goleiro Forero conseguiu chegar a tempo para atrapalhar a jogada. A oportunidade desperdiçada parece ter acordado os tricolores, que passaram a atacar mais. Antes do apito final, Fred ainda saiu na cara do gol mais uma vez, porém, desta vez, o atacante estava em posição irregular.
ESTRELA DE ABEL BRILHA
Na volta para o segundo tempo, apesar de os times não terem feito substituições, o ritmo da partida ficou um pouco melhor, com as equipes indo ao ataque e buscando o gol - algo que não aconteceu na primeira etapa. Porém, o Fluminense abusava dos erros de passe no meio de campo e desperdiçava muitas chances. O Zamora, por sua vez, continuava apostando nos contra-ataques, mas, desta vez, mais perigosos.
A cada bola retomada na intermediária de defesa, a torcida do Zamora começava a gritaria para incentivar o time, que saia em disparada no contra-ataque, em uma tentativa de fazer o seu primeiro gol na Libertadores. O jogo começou a ficar preso no meio de campo e o número de faltas começou a aumentar.
O time do técnico Oscar Gil passou então a assustar Cavalieri nas finalizações de longa distância e Cavalieri teve de fazer, ao menos, três boas defesas.
Abel Braga começou a olhar para o banco de reservas na segunda metade da etapa final da partida. chamou Lanzini e o colcou na vaga de Thiago Neves. Dois minutos depois, foi a vez de Rafael Sobis substituir Wellington Nem. E não demorou muito para as substituições surtirem efeito. Aos 33 minutos, Lanzini sofreu falta próximo à área e Sobis cobrou. A bola desviou na barreira, enganou o goleiro Forero, e balançou e rede.
Tricolores comemoram o gol de falta de Sobis (Foto: Nelson Perez/Fluminense) |
O gol foi o que mais relevante aconteceu nos últimos minutos do duelo e fez o Flu manter os 100% de aproveitamento na Libertadores. O Tricolor agora luta para terminar a primeira fase com a melhor campanha e assim poder disputar as segudas partidas do mata-mata no Rio de Janeiro.
FICHA TÉCNICA
ZAMORA 0 X 1 FLUMINENSE
Local: La Carolina, Barinas (VEN)
Data-Horário: 29/03/2012 - 22h (de Brasília)
Árbitro: Carlos Vera (EQU)
Auxiliares: Luis Alvarado (EQU) e Bryon Romero (EQU)
Data-Horário: 29/03/2012 - 22h (de Brasília)
Árbitro: Carlos Vera (EQU)
Auxiliares: Luis Alvarado (EQU) e Bryon Romero (EQU)
Cartões amarelos: Vargas (ZAM); Leandro Euzébio (FLU)
Cartões vermelhos: Nenhum
Cartões vermelhos: Nenhum
Gol: Rafael Sobis 33'/2ºT (0-1)
ZAMORA (VEN): Forero, Nelson Semperena, Jaime Bustamante, Galezo e Dollbyz Rodrígues; Zafra, Vargas, Noriega e César Alexánder González; Zambrano (Yanes - 23'/2ºT) e Cordoba (Martínez - 12'/2ºT). Técnico: Oscar Gil
FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Leandro Euzébio, Anderson e Carlinhos; Valencia, Diguinho, Deco e Thiago Neves (Lanzini - 28'/2ºT); Wellington Nem (Rafael Sobis - 30'/2ºT) e Fred (Rafael Moura - 40'/2ºT). Técnico: Abel Braga
Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/fluminense/Flu-Zamora-VEN-garante-classificacao_0_672533018.html#ixzz1qbhwoEu9
© 1997-2012 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário